Vida real

Itália: capítulo V – documentos do antenato italiano na Itália.

Data: 02/02/18 | Autor: Paula Nader |

A pergunta mais frequente de quem está em busca do reconhecimento da cidadania italiana é: Como encontrar os documentos do antepassado vindo da Itália?

De onde veio meu antenato italiano_

O primeiro passo da investigação é conversar com os seus familiares mais velhos. Provavelmente, seus pais, avós ou tios-avós tiveram contato com o antepassado italiano. Não há fonte melhor que esta!

Caso você não consiga informação necessária com a família (o que é muito difícil), procure o registro em livros de desembarque de imigrantes. Encontrei o registro do meu trinono aqui.

desembarque Luigi

Muitas informações encontradas não são exatas. Lembre-se que a maioria dos italianos vindos nessa época eram analfabetos e não sabiam a língua portuguesa.

Após saber de qual província e região do seu antenato italiano é a hora de requisitar seus documentos. Se o antepassado italiano nasceu em uma época em que não era comum o registro civil, você poderá solicitar junto a igreja católica do Comune a certidão de batismo. Caso contrário, você encontrará a certidão de nascimento emitida pelo Ufficio di Stato Civile (Departamento de Registro Civil).

A solicitação dos documentos pode ser por carta ou e-mail, depende do Comune.

É um processo que pode ser feito pela próprio requerente, mas caso você não domine a língua italiana, poderá encontrar pessoas na Itália que prestam esse serviço.

Vou deixar um contato de uma equipe brasileira que mora na Itália, para quem não tem segurança em realizar a pesquisa sozinho:  info@fraquete.it

Abraço,

Paula Nader

compartilhe este post