Vida real

Itália: Capítulo VI – o que pode te impedir de reconhecer a cidadania italiana?

Data: 03/03/18 | Autor: Paula Nader |

No Capítulo V eu falei, brevemente, como conseguir os documentos do antenato italiano. É uma das fases mais trabalhosas e angustiantes da saga da cidadania italiana. Mas a recompensa é a imersão na história da sua família.

cnn

Agora que você já conseguiu junto ao Comune ou Parocchia na Itália os documentos do antenato italiano. o próximo passo é o mais crucial de todo o processo: verificar se ele (a) se naturalizou brasileiro (a). 

Muitos italianos, após a chegada ao Brasil, na virada do século XIX para o XX, optaram pela naturalização brasileira. Até poucos anos atrás, o cidadão italiano que obtivesse a naturalização de outro país, abdicavam automaticamente da sua cidadania italiana. Então, todos os filhos nascidos após a data de naturalização, nasceram de pais BRASILEIROS, não passando para as gerações futuras o direito à cidadania italiana.

COMO SABER SE O MEU ANTENATO SE NATURALIZOU BRASILEIRO?

Muito simples! É só consultar o cadastro do Departamento de Naturalização, pertencente ao Ministério da Justiça no Brasil.

O cadastro é online: clique aqui.

Basicamente basta inserir o nome dele, nome dos pais, data e local de nascimento e o próprio sistema já emitirá o que chamamos de CNN – Certidão Negativa de Naturalização.
Este é o documento que comprovará que o seu antenato não se naturalizou brasileiro, tendo então mantido a transmissão da cidadania italiana aos seus descendentes.

Você deverá informar ao sistema não apenas o nome original da certidão de nascimento/batismo, mas todas as variações deste nome que ele por acaso utilizou no Brasil.

Após imprimir a sua CNN, você deverá retornar à página do site para autenticá-la, caso contrário ela não terá valor.

Até o próximo capítulo,

Paula PROZZI Nader.

  • TAGS
  • Nenhuma tag no momento
compartilhe este post